menu close menu

Post

Noiva Nova Saúde | Antioxidante

É com muita alegria que apresento a novidade mais recente do blog, o Noiva Nova Saúde!!!! Nessa série você terá matérias especiais assinadas pela Laís Lima, nutricionista clínica e apaixonada pela saúde do corpo, pra te ajudar a estar linda e feliz por dentro e por fora =)

 

A minha ideia na criação dessa série foi proporcionar às noivinhas leitoras do NN uma oportunidade de ter dicas sobre saúde de forma simples e prática, já que não faremos um acompamhamento nutricional individual. O período do casamento é um dos momentos em que as meninas mais correm atrás do corpo perfeito e por isso desejamos auxiliá-las dando dicas práticas de como manter seu corpo saudável nessa fase tão importante. (Agora vou passar a palavra pra quem entende bem do assunto e me colocarei na condição de apenas leitora pra pegar todas as dicas também. Beijo, Mika!!!)

 

banner-noiva-nova-saude-3

Para começar com pé direito neste novo projeto do blog Noiva Nova, resolvi falar sobre alimentação antioxidante. Com certeza vocês já ouviram falar! Os antioxidantes referem-se a substâncias que têm por característica diminuir ou bloquear as reações induzidas pelos radicais livres.

 

 – Mas o que são os radicais livres?

Nosso corpo é formado por bilhões de células, mantidas juntas por pontes de elétrons (lembra das aulas de química e biologia do ensino médio?). Algumas vezes, essas moléculas possuem uma junta frágil, que pode partir-se, resultando em uma molécula instável, carente de um elétron. Esta molécula é então conhecida como radical livre. Alguns radicais livres ocorrem naturalmente em nosso corpo, através do nosso metabolismo, porém existem fatores ambientais que podem acarretar no excesso de radicais livres, como por exemplo: poluição, herbicidas e outros químicos, cigarro, estresse, falta de sono, sedentarismo, e outros inúmeros fatores. Existe uma correlação direta entre o excesso de radicais livres e a causa de doenças como, por exemplo, o câncer e doenças cardiovasculares.

 

– E como este tal de radical livre me prejudica? 

Ao procurar substituir esse elétron que está ausente, os radicais livres começam a atacar as células vizinhas, e quando as células atacadas cedem o seu elétron elas também se transformam em radicais livres, o que pode ocasionar uma reação em cadeia, que resulta num dano de milhões de moléculas próximas. E se esse processo de aumento de radicais livres ocorre por oxidação, qual seria a solução para combatê-los? Isso mesmo! A anti-oxidação!

 

– Como nosso corpo reage?

Nosso organismo se esforça muito, para combater os efeitos de todo o estresse pré casamento (e formação de maior número de radicais livres),  utilizando mais micronutrientes do que em situações normais, dentre eles as vitaminas A, C, E e os minerais selênio e zinco = os nossos antioxidantes naturais, responsáveis pelo “bloqueio” desta reação em cadeia que os radicais livres tentam causar!

Ao mesmo tempo que a ansiedade está a todo vapor, algumas noivinhas ainda resolvem fazer dietas super restritas para “entrar no vestido dos sonhos” e daí aparecem as gripes, resfriados, dores de cabeça, e maior sensação de cansaço que podem ser resultado das carências nutricionais que ficaram evidentes quando o organismo solicitou maior demanda.

 

– E agora, o que fazer?

Esse é o momento de caprichar nos alimentos frescos e in natura, para conseguir repor nossas reservas de vitaminas e minerais: o ideal é caprichar em saladas cruas (inclusive folhosos de cor verde escura), frutas frescas (e nesse grupo destacamos as frutas vermelhas e roxas – amora, mirtilo, uva preta, morango, açaí, etc), legumes, verduras e muita água! A hidratação é a personagem principal no equilíbrio do nosso organismo.

 

Agora vou dar o pontapé inicial para vocês começarem a combater os radicais livres que estão a todo vapor nesse período estressante pré-casamento. A receita seguinte pode ser utilizada como lanche, mas nunca esqueçam que cada organismo é único e tem suas particularidades, o que significa que cada uma de vocês deve utilizar o que for melhor para o SEU organismo!

 

anote-essa-dica

 

Mousse antioxidante: 

Ingredientes

– 1 xícara de chá de frutas vermelhas (escolha dois tipos, pelo menos: morango, mirtilo, amora, cranberry, gojiberry, açaí em polpa, etc);

– 160g de iogurte natural integral não adoçado;

– 1 banana da prata bem madura.

 

Modo de preparo:

Bata tudo num processador ou liquidificador, até que fique homogeneizado. Coloque em um potinho, de preferência de vidro, e leve ao freezer ou congelador por pelo menos 2 horas. Está pronto para o consumo! A banana está presente na receita para dar maior cremosidade e adoçar em lugar do açúcar!

 

Quer controlar o nervosismo e evitar comer qualquer bobagem para compensar a ansiedade? DICA 2

 – torrar as sementes de abóbora por +/- 12 minutos no forno convencional;

– guardá-las num potinho de vidro bem fechado, e sempre que puder levar uma quantidade (1 a 2 colheres de sopa) com você na bolsa. Pode comer a vontade =)

As sementes de abóbora são ricas em zinco, um dos nossos super nutrientes antioxidantes! Além disso, elas ficam bem crocantes e com sabor que lembra o amendoim, o que pode ajudar na hora que a vontade de comer besteiras apertar!

 

Esse foi só o começo! Espero que vocês se empenhem no cuidado com a alimentação, e eu estarei aqui abordando alguns temas que possam colaborar principalmente neste período pré casamento… porque mais importante do que entrar no vestido é subir no altar toda linda e exalando saúde! Até a próxima!

 

saude-assinatura

 

Deixe seu comentário