menu close menu

Post

Organização do casamento | Por onde começar?

Ficou noiva e começou a planejar o casamento? Ou melhor, não iniciou ainda porque não sabe por onde começar?! Então esse post é feito pra você. Resolvi pesquisar, conversar com algumas pessoas e montar o próprio passo a passo do blog. Aqui são dicas do NN pra você! Dicas não são regras, mas um norte pra você se basear, certo? 

 

cats

1 – Marque a data

Nem todos os casais noivam com a data de casamento definida. Mas se você pretende começar a planejar, precisa da data, pois ela servirá de meta pra você nesse momento inicial. A data definida te ajudará bastante, pois muitos fornecedores tem um valor até certo período.

 

2 – Estilo do casamento

Defina o estilo do seu grande dia e como deseja que ela seja. Praia ou campo, Tradicional ou româtico? Enfim, muitas são as opções nos dias de hoje, então encontre o seu estilo inicialmente.

 

3- Assessoria e Cerimonial

O item 1 e 2 são itens que ninguém pode fazer o seu lugar, ou interferir significativamente, certo? Mas de agora em diante ter auxílio e uma ajuda constante é mais do que importante. Por isso digo, depois de escolhido os itens 1 e 2 é a hora de pesquisar serviços de assessoria e cerimonial. Profissionais dessa área tem muito conhecimento do negócio e contato com fornecedores de muitas, ou quase todas as áreas. Peça referências de noivas que já casaram e tiveream esse serviço, pois te ajudará bastante! Não deixe pra depois, assessoria é fundamental durante os preparativos e no dia do evento.

 

4 -Local do casamento (Cerimônia e Recepção)

Depois da data e estilos definidos busque o local. Faça uma lista dos locais que mais te agradam e corra atrás. Pesquise, busque fotos, peça orçamento. Agora, faça isso logo, pois não é garantido que o local esteja disponível para a sua data.

 

5- Fotografia e Filmagem

Com o local definido, chegou a hora de correr para buscar os profissionais. Minha dica inicial é: Vá garantir as suas lembranças, registros de tudo o que aconteceu. A fotografia e filmagem de casamento teve uma evolução incrível nesses últimos anos. Com isso muitos profissionais tem ficado com a agenda lotada. Se você tem um fotógrafo e equipe de vídeo em mente, vá logo atrás deles. Não corra o risco de ter tudo lindo só no dia do casamento, mas não ter registros a altura! Invista nisso =)

 

6 – Inspirações para decoração

Busque inspirações para a decoração do seu casamento. Começe a analisar e escolher a sua paleta de cores, pois ela ajudará bastante na escolha das flores (o que vai interferir muito no valor da sua decoração). Pesquise estilos de decoração, pois te ajudará bastante na olha da escolha do decorador com o perfil.

 

7 – Decoração e Iluminação

Tem pesquisado estilos de decoração e cores para seu casamento? Ótimo, já pode começar a selecionar os decoradores da cidade que tenham o perfil do estilo que mais te agradou. Muito cuidado na hora de escolher o decorador apenas pela tradição, pois se não tiver afinidade com o estilo que desejas, ou não tiver muitas realizações nesse estilo, pode gerar inseguraça em você. Pesquise bastante, converse muito e tire suas dúvidas com os possíveis contratados e feche negócio! Em pararelo a este item você pode buscar o serviço de iluminação e som. No caso da iluminação, ela é uma peça essêncial para um "tcham" na decoração. 

 

8 – Buffet

Muita coisa já facilitará depois de todos os itens acima fechado. O estilo do seu casamento já te ajudará muito na escolha do que será servido em sua festa! Faça cotações com buffets que você tem boas referências e defina os detalhes.

 

9- Músicos e Banda (Ou Dj)

Assim que olhar e definir o serviço de buffet, você já pode pesquisar e definir a música ( banda ou Dj ) do seu casamento. Se você tem uma equipe e profissional que gosta muito e se identica, corra atrás. Você precisa garantir, se fizer questão de um profissional especifico, de que terão a sua data disponivel.  Não deixe pra depois a animação da sua festa!

 

10 – Cabelo e Maquiagem

Já pensou em escolher seu vestido e acessórios, mas não ter aquele (a) "mestre" para te deixar ainda mais linda? Não corra o risco de não fechar contrato com um bom profissinal dessa área. Todas as atenções estarão voltadas pra você…capricha =) Experiência e boa referência são fatores fundamentais para um contrato seguro. Não deixe pra depois o que você pode fazer logo!!!!

 

11 – Vestido e Acessórios

Esses são item que andam juntos! Escolha o seu acessório paralelo ao vestido por eles devem ter afinidade e harmonia para um look perfeito. Não cabe casar com um vestido todo em renda, bordado com pedras e usar uma guirlanda de flores na cabeça, né? Quando definir o seu vestido, pense automaticamente num acessório que combine. Por isso que aconselho sempre pesquisar penteados, modelos de vestidos e etc para que você começe a definir o seu estilo. Depois de definido, pare de buscar "inspirações", pois pode te atrapalhar e te deixar insegura. Definiu? Agora muda o foco =)

 

 

Meninas, essas foram dicas de um guia "básico" para você começar a organizar o seu casamento! Claro que tem muitos serviços importantíssimos que não listei dentro dessa ordem, pois acredito que eles devem ser definidos em paralelo. A minha ideia em criar esse post não era colocar toda a organização aqui, pois não daria para um único dia. Nada impede que você vá pensando as lembrancinhas, convites e etc enquanto pesquisa esses outros serviços listados acima por exemplo. A intenção desse post foi ajudar as noivinhas que nem fazem ideia de como começar. Você vai ver que no meio dos preparativos vão sugindo novidades e outras coisas que você nem imaginava. Quer começar? Então esse mini-guia vai te ajudar =)

 

Beijos,

Mika Lasogga

contato@noivanova.com

 

 

 

Deixe seu comentário