menu close menu

SOS Noivas

Tudo, ou quase tudo, que você precisa saber sobre: Casamento civil
 
Prazos
Os noivos devem comparecer ao cartório para dar entrada ao processo de habilitação para o casamento civil com antecedência de 30 a 60 dias da data pretendida.
Documentos necessários
– solteiros: RG original, Certidão de Nascimento original
– divorciados: RG original, Certidão de Nascimento original, Certidão de Casamento c/ averbação de divórcio original, cópia da Carta de Sentença do Divórcio
– viúvos: RG original, Certidão de Nascimento original, Certidão de Casamento com anotação de óbito original ou  Certidão de Óbito original do cônjuge falecido, cópia do Formal de Partilha
 
Regimes de bens
– comunhão parcial de bens: é o regime de bens que vigora no casamento, caso os noivos não se manifestem quando dão entrada ao processo de habilitação. Neste regime, a propriedade comum dos bens do casal é aquela adquirida após a data do casamento e com os rendimentos do trabalho de um e outro cônjuge. Os bens que cada um dos cônjuges leva para o casamento não são considerados patrimônio comum do casal, assim como heranças e doações (mesmo depois da data do casamento).
– comunhão universal de bens: é o regime de bens que torna comum tudo o que o casal possui tanto os bens atuais quanto os futuros (incluindo herança e doações). Este regime deve ser adotado mediante a lavratura de escritura pública como condição para sua validade.
– separação total de bens:  é o regime que garante a propriedade individual de todos os bens, atuais e futuros, a cada um dos cônjuges. Este regime deve ser adotado mediante a lavratura de escritura pública como condição para sua validade. Este regime é obrigatório aos noivos menores de 16 anos e aos maiores de 60.
 participação final nos aquestos: neste regime, cada cônjuge pode administrar seus bens de forma autônoma, já que o patrimônio dos cônjuges não se mistura. Mas, como no regime de comunhão parcial, os bens serão partilhados na dissolução do casamento (divórcio)
Importante: é possível alterar o regime de bens após a data do casamento, mediante autorização judicial e acordo de ambos os cônjuges.
 

 

 
O que devo vestir no casamento civil?

 

Essa é uma dúvida muito frequente, mas depende do estilo de cada Noiva. Antes de decidir o que vestir, analise o seu casamento, evento. A cerimônia no civil será substituindo a religiosa? Tipo assim, vocês não terão festa à parte? Caso não, invista num look mais formalzinho, de preferencia não longo, pois não cabe esse tipo de traje ao ambiente cartório. Vejam mais respostas:

 

É obrigatório ser vestido branco? Não. Não é obrigatório ser vestido, nem branco. Aliás, "obrigatório" é uma palavra muito forte. Tudo será de acordo com o estilo do casal, mas minha opinião é que seja um look "noiva" adaptado ao local. E noivas casam de vestido e branco =) Acho que caracteriza melhor o momento. Pode ser um tubinho, longuete, mas "longo" eu descartaria. Agora, se o casamento no civil for a noite, pode usar um longo simples, sem brilho e sem volume!!

 

E assessórios de noivas? É uma questão para ser observada! Véu, grinalda, buquê e etc. devem ser usados com cautela. Você terá alguma recepção depois da cerimônia no civil? Se sim, maravilha, pode providenciar um lindo buque. Mas o véu e a grinalda não se aplica ao momento, a menos que o casamento civil fosse um "retrato" do religioso: passadeira para entrada da noiva, músicas etc.

 

 

 

E o noivo? Tudo é uma questão do como será o seu casamento no civil. Minha opinião é que seja um traje com camisa + calça social. Mas, dependendo da cerimônia civil, um terno fica apropriado, mas SEM o uso da lapela.